MINHA PAIXÃO MEU AMOR MINHA ALEGRIA

sexta-feira, 6 de março de 2015

HISTORIA COMISSÃO DE FRENTE VEJA COM NASCERÃO







Comissão de frente

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
Comissão de Frente Tucuruvi 2010











“Várias são as histórias que se contam da Comissão de Frente em uma Escola de Samba: uns dizem que ela nasceu da necessidade que se tinha no passado de proteger os componentes da pancadaria da policia, pois para quem não sabe, até os idos de 1960, os que lutavam para preservar essa cultura de raiz afro-brasileira, sofriam a mais ferrenha das perseguições por parte da classe dominante.Então, para evitar essa violência, as Escolas de Samba convidavam pessoas influente da comunidade (médicos, advogados, donos de lojas,etc), para sair na frente da Escola. Quando a policia chegava, ao ver aquelas pessoas, recuavam em suas intenções. Outros dizem que a Comissão de Frente (no Rio de Janeiro)foi criada para enaltecer ou reverenciar os mais antigos componente e diretores da entidade.
Todavia, acontece que o samba é dinâmico e vive sofrendo metarmofoses constantes e a comissão de frente passou a ter significado especial por contar pontos, nos desfiles. Portanto, foi por essa razão que as escolas de samba tiveram que se aprimorar e hoje as Comissões de Frente normalmente são trazidas dentro do enredo e fazem coreografias especiais, para poderem impressionar melhor os jurados, muito embora algumas Escolas ainda mantenham a Comissão de Frente dentro do tradicional, ou seja, em traje de gala (Smoking, Fraque,
Samer, etc).
Comissão de Frente Rosas de Ouro 03











Em São Paulo hoje são exigidos pelo regulamento no mínimo 6 e no máximo 15 elementos devidamente trajados, mantendo a identidade nas vestimentas, da cabeça aos pés, ou seja, não poderá um componente estar com sapato diferente ou faltando um cravo na lapela, se os demais assim estiverem, bem como a coreografia deverá ser perfeita ( se houver). Caso a Comissão de Frente desfile de forma a um elemento não ficar atrás dos demais, assim como os cumprimentos ao público e aos jurados terão que ser uniformes.
A Comissão de Frente poderá ser masculina, feminina, mista ou até formada por crianças e pode desfilar andando, evoluindo coreograficamente ou até sambando moderadamente, na marcação do samba, desde que tenha uniformidade. Não há obrigatoriedade da Comissão permanecer parada diante dos jurados, porém este deverá anotar os mínimos detalhes, recomendando – se ao mesmo que amplie o seu campo de visão, utilizando – se de uma luneta.
Finalizando, o jurado devidamente preparado para julgar uma Comissão de Frente deve atentar para o seguinte: adequação, beleza das roupas, elegância que é a sincronização do movimentos, integração, adaptação ao conjunto da Escola.
Fonte: Maria Apparecida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário